TDE - Trabalho Discente Efetivo
Curso: Pedagogia 1° Semestre
Disciplinas: Filosofia e Sociologia da Educação
Docente: Débora Cristina Goulart e Sidnei Ferreira de Varres
Relatório sobre o artigo: “A educação como fato social: Uma analise sobre o pensamento pedagógico de Durkheim” interligado ao documentário “Pro dia Nascer Feliz”
Componentes:
Ana Paula Correia O. Coutinho RA: 15305114
Jéssica Apª Vieira Santos RA: 95015112
São Paulo, Setembro. 2011
Introdução
No relatório a seguir segue a analise critica sobre o documentário “Pro dia nascer feliz” de João Jardim; e sobre o artigo “A educação como fato social: Uma analise sobre o pensamento pedagógico de Durkheim” de Sidnei Ferreira de Vares. Neste relatório é feita a ligação entre uma obra e outra para tentarmos compreender porque todos estes problemas socioculturais existentes no formato de educação aplicados hoje ocorrem. A analise nos faz refletir sobre quem realmente é o culpado sobre tudo isso, qual a perspectiva dos jovens de hoje e o que pode ser feito para que isto mude.
Resumo sobre o Documentário Pro Dia Nascer Feliz
Diretor: João Jardim
No documentário Pro dia nascer feliz, produzido pelo cineasta João Jardim feito em 1996, à escola, pública ou privada, é o cenário e os seus personagens são jovens e professores das regiões nordeste e sudeste do Brasil, que foram observados e entrevistados para fazer esta obra. O que ele ouviu dos personagens não foi depoimentos sobre a educação, mas relatos que apenas surgem na escola enquanto se fala da vida, dos limites e sonhos de cada um. O documentário se inicia no sertão pernambucano, passando pela Baixada Fluminense, a periferia paulista e chega a uma escola da elite paulistana. Os temas passam do mais básico (falta de água, transporte, professores, interesse) ao mais sofisticado (inquietações