SISTEMA DIGESTÓRIO
O aparelho digestivo é formado pelo tubo digestivo, que se estende da boca até o ânus e compreende faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e reto. Sua função básica é quebrar os alimentos em substâncias que possam ser absorvidas pelo organismo através do sangue, e excretar o excedente. Além dos órgãos do tubo digestivo, participam do processo as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. Esses órgãos e o próprio intestino delgado produzem sucos digestórios que atuam na digestão.
BOCA
Mais do que a porta de entrada para os alimentos, a boca é o ponto onde se inicia a digestão. Afinal, é nela que os alimentos são triturados e sofrem a ação da saliva. Pode-se dividir a boca em três partes: a língua, o palato (popularmente conhecido como céu da boca, já que está localizado na parte superior da boca e faz a separação em relação ao nariz) e as paredes laterais. Embora o palato seja basicamente ósseo, em sua parte final há uma região musculomembranosa. É nela que se encontra a úvula (chamada por muitos de campainha) e as pregas, que forma dois pilares entre os quais estão situadas as amígdalas.
ESÔFAGO
Após passar pela boca, o alimento desce pela garganta e chega à epiglote, uma espécie de barreira, impedindo que ele entre no sistema respiratório e direcionando-o para o esôfago. Este órgão é um tubo de paredes musculosas que usa movimentos peristálticos para levar o alimento até o estômago.
PERISTALTISMO
Em todo o tubo digestório existem músculos que se movimentam, fazendo com que o alimento contido se movimente, ou ainda conduzindo urina e fezes para o exterior. Esses movimentos são chamados de peristaltismo ou peristalse.
DOENÇAS
HÉRNIA DE HIATO: é uma “bolsinha” que se forma quando uma porção do estômago passa através do orifício, chamado hiato, por onde atravessa o diafragma encontrando o estômago ficando ali presa. Quando a hérnia se forma, ele dificulta o fechamento completo do estômago facilitando a saída ou o