Resenha Pro Dia Nascer Feliz
Resenha Crítica: Documentário Pro dia nascer feliz
Christiane Caetano Nicolau
Educação Física Noite 3°Período
Disciplina: Mediação Didática
Prof.: Luciana
Ibirité, 2014
Resenha : Pro dia nascer feliz
O documentário dirigido pelo diretor João Jardim, nos mostra a realidade de escolas públicas e particulares de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. Através das discussões em sala e em acordo com as imagens, houve várias críticas, muitas delas movidas pela emoção.
Mas, conseguimos juntamente com a professora Luciana, parar e tentar refletir um pouco em como diferentes realidades, que se distanciam tanto em questão de ambiente, nível social e cultural, podem em algum momento se entrecruzar nesta estrutura chamada sociedade.
Quais são os contextos em que estas escolas estão inseridas? Quais as condições reais dessas escolas? O papel desses alunos é importante? Os professores cumprem seu papel? E as autoridade competentes, se preocupam em como o processo educacional se desenvolve e como os indivíduos envolvidos se comportam?
No documentário, não há uma verdade única, ele nos mostra a versão de todos os envolvidos. Um dos exemplos é uma aluna chamada Clécia, de 13 anos. Sua escola é em Manari ( Pernambuco),considerada uma das cidades mais pobres do Brasil. Clécia defende a escola e diz que as professoras se esforçam para ensinar e que os alunos que não querem aprender, que mesmo a escola sendo pobre deve ser valorizada.
Em Duque de Caxias, em que a escola fica próxima a uma boca de fumo, os alunos estão muito próximos à violência, convivem com ela. Os professores se esforçam para que esses jovens não se percam no crime, tendo como instrumentos oficinas de apoio (nesse caso o Makeba ). Em contrapartida passam alunos que não estão preparados, já que o próprio sistema as obriga a isso, não podendo reter o aluno.
Na cidade de Inajá, a escola fica a 31km de distância da casa de um aluna que