Resenha do documentario pro dia nascer feliz
Site oficial do Documentário Pro Dia Nascer Feliz: http://copacabanafilmes.com.br/prodianascerfeliz/
Título original: Pro Dia Nascer Feliz Ano: 2006 Roteiro e Direção: João Jardim Duração: 88min.
Pro dia nasce feliz mostra a realidade e o dia a dia de jovens em escolas, no estado de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
No interior de Pernambuco cidade de Manari o documentário aborda detalhes da vida da jovem Valeria de 16 anos que precisa percorrer uma distancia de 31 km para chegar à Escola Estadual Dias Lima na cidade de Inajá, na escola a situação é precária. Valeria é uma jovem muito inteligente cria poemas inspirada em Carlos Drummond, Manoel Bandeira e Vinícius de Moraes, mas os poemas não lhe dão nota porque a professora acha que ela os copia de algum lugar.
Na cidade de Duque de Caxias no Rio de Janeiro na Escola Estadual Guadalajara tem o adolescente Douglas Davidson de 16 anos, um jovem problemático, encontra indeciso quanto ao rumo que deve tomar em sua vida, tem um sonho de seguir a carreira militar, mas no seu dia a dia vive dentro da facção de tráfico onde ele mesmo já assumiu ter portado armas de fogo e usado drogas, na escola ele esta sempre ausente os professores através do conselho resolverão passar ele de ano, pois neste ano, diferentemente dos anteriores, ele pelo menos apareceu mais vezes na escola. O adolescente por sua vez admite que foi aprovado sem ter aprendido nada.
Em Itaquaquecetuba em São Paulo um grupo de alunos da Escola Estadual Parque Piratininga II se reúnem para elaborarem um Fanzine de literatura. A adolescente Keila, uma das alunas diz que precisa sentir-se triste para produzir poesias, e que gostaria que outras pessoas se emocionassem com as suas poesias. Nesta escola a falta de professores é muito grande eles dizem estar desmotivados para vir dar aula nesta escola, devido ao cansaço físico e emocional provenientes das agressões verbais e desrespeito constante dos