Gestão de processos
Conceitos de processos
Um processo, para Davenport (1994), seria uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, inputs e outputsclaramente identificados,enfim, uma estrutura para ação. Já Harrington (1993) o define como sendo um grupo de tarefas interligadas logicamente, que utilizam os recursos da Organização para gerar osresultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.
Para Johansson et al. (1995), processo é o conjunto de atividades ligadas que tomam um insumo(input) e o transformam para criar um resultado(output). Teoricamente, a transformação que nele ocorre deve adicionar valor e criar um resultado que seja mais útil e eficaz ao recebedor acima ou abaixo da cadeia produtiva.
Já Rummler e Brache(1994) afirmam ser uma série de etapas criadas para produzir um produto ou serviço, incluindo várias funções e abrangendo o “espaço em branco” entre os quadros do organograma, sendo visto como uma “cadeiade agregação de valores”.
Outra forma de pensar a respeito de processos é apresentada pela equipe do Centro de Ciências da Coordenação do MIT, que considera os processos como seqüênciassemi-repetitivas de eventos que, geralmente, estão distribuídas de forma ampla no tempo e espaço, possuindo fronteiras ambíguas (Pentland et al., 1999).
Objetivos:,
A Gestão de processos visa:
• Sabergerenciar as funções operacionais e como implementar as principais medidas para avalia-las.
• Compreender como funciona a cadeia de valor.
Ter um excelente sistema de comunicações por todaempresa, mantendo todos os funcionários de todos os níveis com acesso a informações relevantes:
• Gerenciar funções operacionais;
• Compreender como funciona a cadeia de valor;
•Construir coletivamente um sistema interativo de comunicação extensivo à toda a organização;
• Manter todos os funcionários, de todos os níveis, com acesso a informações relevantes;
• Implementar... [continua]