Antropologia
Dividiu o progresso humano em 3 fases: Selvageria, Basrbárie e Civilização.
A história do homem, desde sempre, acabou seguinda um caminho linear e progressivo de acordo com a teoria evolucionista da humanidade.
Existe uma condição entendida como universal, onde podemos traçar o caminho realizado pelo homem desde o seu primórdio até os dias atuais, assim evidenciando uma diferença temporal entre aqueles que não tem estágios desenvolvidos determinados.
Como base, teve a Teoria da Evolução da Espécie de Charles Darwin, onde Morgan diz que podemos analisar as condições básicas de cada estágio da história humana, por um lado através das invenções e descobertas e, por outro, o surgimento das primeiras instituições. Dessa forma, constantmente alguns fatos que marcaram a gradual formação e desenvolvimento de certas paixões, ideias e aspirações, comum dos humanos em cada estágio.
Estes fatores são:
1. A subsistência;
2. O Governo;
3. A linguaguem;
4. A família;
5. A religião;
6. A arquitetura;
7. A propriedade.
Cada um desses fatores e como vieram a se desenvolver posteriormente caracterizam a formação de um período étnico, permitindo a sua identificação e distinção dpos demais. Isso então designou até chegar as três fasses do progresso humano, onde a Selvageria iniciou-se quando surgiu a humanidade (raça humana), onde tinham uma dieta à base de peixe também desenvolveram o uso e o conhecimento do fogo, chegando a invenção do arco e flecha.
Já a Barbárie aconteceu posteriormente, tendo como diferencial a invenção da arte e da cerâmica. Também caracteriza-se pelo cultivo de plantas através da irrigação e o domesticamento de animais. Nesse peródo houve o uso do tijolo de adobee pedras para a construção de moradias.Por fim, a invenção do proesso de fundição do minério de ferro e o uso de ferramentas deste metal.
A civilização surgiu apenas quando o alfabeto fonético foi inventadoe e junto o uso da escrita , onde, estende-se até hoje.
Dessa froma é que