Antropologia
Estuda todas as teorias a respeito do ser humano. Sendo assim duas que se se destacam: Antropologia científica e antropologia filosófica.
A antropologia científica pode ser física e cultural. A física estuda a evolução humana como corpo físico e animal, ao longo do tempo. A cultural trata de diferentes culturas em diferentes aspectos, sendo as relações familiares, costumes, tradições, linguagem.
A antropologia filosófica estuda o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que os orientam a responder a seguinte questão: O que e ser humano?
Na Grécia antiga, os filósofos teorizavam sobrea educação como tema decorrente do próprio filosofar, capaz de defender ideias e convencer os demais.
Sócrates dizia que o primeiro momento da formação do conhecimento se dava através da ironia (grego perguntar) e o segundo passo, a maiêutica (grego parto). E dessa forma o individuo aprende, ou da-a-luz a novas ideias a partir do momento que surge a duvida.
A teoria de Platão, afirma que a educação baseia-se no processo de reminiscência, onde o aluno lembra-se de recordações antigas.
Já Aristóteles em sua obra política, destacou a importância da educação em se formar pessoas capazes de compor o mundo, e quais qualidades morais que se dão através da natureza, o habito e a razão.
Tomás de Aquino, na idade moderna, adaptou a filosofia aristotélica a visão cristã onde afirmava, que a educação deveria formar o individuo para a fé e a vida após a morte.
Segundo essas teorias, podemos afirmar que educar é desenvolver as potencialidades da natureza humana, onde a busca a perfeição e importante para aquilo que o individuo pode vir a ser.
A concepção histórico-social, Hegel diz que a verdade é um desenvolvimento do espirito da razão. Mas para Marx, o ser humano produz o que lhe é necessário para a vida, transformando a sua cultura. Afirmava que o individuo deveria ser analisado de acordo com o contexto que se