Antropologia
Os cultos são realizados num templo chamado sinagoga e os responsaveis por realizar os cultos são sacerdotes (rabino). O simbolo do judaismo é o Memorá que seia um candeladro com sete braços.
Seus pergaminhos da Torá são guardados em uma arca que representa a ligação entre Deus e seu povo, que são mantidas nas sinagogas. No Judaismo os homens usam a kippa, uma touca que nos momentos de oração seria a representação de seu respeito a Deus. Entre os reituais que podemos citar : o Bar Mitzvah que representa a iniciação na vida adulta , para os meninos seria aos 8 anos de idade e a para as meninas seria aos 12 anos de idade. Um período importante da semana é o sabá, ou Shabat. Os judeus o observam como um período de santidade e repouso, que se inicia no crepúsculo da sexta-feira e vai até o anoitecer de sábado.
Festas Judaicas As datas das seu festas são móveis, pois seguem um calendário lunisolar. As principais são : Purim - os judeus comemoram a salvação de um massacre elaborado pelo rei persa Assucro. Páscoa(Pessach) – seria a comemoração da libertação da escravidão do povo judeo no Egito ( 1300 a.C.) Shavuót - celebra a revelação da Torá ao povo de Israel, por volta de 1300 a.C. Rosh Hashaná - é comemorado o Ano-Novo judaico. Yom Kipur - considerado o dia do perdão. Os judeus fazem jejum por 25 horas seguidas para purificar o espírito. Sucót - refere-se a peregrinação de 40 anos pelo deserto, após a libertação do cativeiro do Egito. Chanucá - que seria o festival das luzes é comemorado com bolos de bata, panquecas de batata, Latkes (um dos pratos preferidos do festival) e com muitas velas, um custume que foi adquirido durante o Chanuká é presentear as crianças. Simchat Torá - celebra a entrega dos Dez Mandamentos a Moisés.