Consultoria APACS 2013 Princesas 1
Localização: Av. João Pena Sobrinho, Bairro Alvorada - Salinas – Minas Gerais
Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions
Descrição: A Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas – MG, foi fundada aos dezessete dias do mês de abril do ano de dois mil e um, durante uma reunião realizada na sede da Associação Comercial e Industrial de Salinas, com o apoio da EMATER-MG – Empresa de Assistencia Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais. Seu objetivo é buscar a preservação do nome famoso das marcas de cachaça de Salinas, combater a falsificação das mesmas, unir os produtores na busca de novos mercados e padroniza-los.
A APACS é uma associação que dá suporte aos membros na divulgação e comercialização de suas marcas e contribui decisivamente para a preservação da autêntica cachaça artesanal de Salinas, defendendo seus interesses econômicos e financeiros junto aos órgãos fiscalizadores e normatizadores do setor.
Atualmente, conta com três associados: Havana, Canarinha e Fabulosa. Juntas estas empresas possuem, em média, 30 funcionários responsáveis pelo processo produtivo e 10 colaboradores alocados nos setores administrativo e financeiro.
Em julho de 2012, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) deferiu o pedido de concessão do selo de Indicação Geográfica para a cachaça de Salinas, protegendo a produção destes produtos de falsificações e da concorrência desleal de produtores de outras regiões que tentam vender suas bebidas como se fossem produzidas na cidade mineira. As marcas associadas à APACS não possuem certificação nem patente, por isso esta medida foi decisiva para a segurança dos produtores.
De acordo com a legislação brasileira, o Decreto 6871/2009, art. 53, define a cachaça como: “a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus