ANTROPOLOGIA
Ana Paula Lazzari Coser
RESUMO
O presente artigo apresenta um panorama da Antropologia Filosófica no que diz respeito à história do homem, trás uma reflexão sobre a existência humana, partindo de estudos que nos permite entender o homem e a humanidade na sua totalidade. O ser humano possui capacidade de aprender, criar e transmitir, sendo capaz de imprimir uma direção a sua ação e assim produzir os meios da sua própria existência. O homem é considerado um ser complexo por ser insatisfeito, e é insatisfeito porque pensa e faz escolhas. O homem pode ser estudado de diversas formas, seja pela sua estrutura física, psíquica, por sua cultura, política, sociedade, espiritualidade, enfim inúmeras formas que podem ser refletidas em relação ao homem e serem aprofundadas, tornando-o assim um objeto de estudo na condição de um ser plural.
Palavras chave: Antropologia – Homem – Estudo – Reflexão
INTRODUÇÃO
Por ser um ser plural, entender o homem na sua totalidade não é uma tarefa fácil, neste sentido, busca-se respostas nas características históricas e científicas apresentadas pela antropologia ao longo do tempo para tentar entender este ser e suas peculiaridades. Para isto, busca-se apresentar um panorama sobre o homem nas suas dimensões biológicas, sócio cultural e filosóficas e busca respostas na tentativa de entender o ser humano, suas diferenças físicas, psíquicas, nas manifestações culturais, no seu comportamento em sociedade. Seu objetivo é o estudo total do homem, buscando entende-lo como ser pensante e participante de uma sociedade. Com isto, percebe-se que o homem é um ser de diversas dimensões e seu estudo é de grande complexidade.
HOMEM COMO OBJETO DE ESTUDO
Antropologia vem do grego anthropos que significa homem, e logos que se refere a estudo, ou seja, estudo do homem.
A Antropologia é a ciência que busca compreender o homem e a humanidade na sua totalidade, abrangendo todas as suas dimensões, seja pelo