Atividade 5
Amanda Maria Toloi – RA: 1110871
Atividade Portfólio - 3ª semana
1) Como se deve apresentar uma avaliação para que esta não seja autoritária e conservadora e esteja a serviço da aprendizagem do aluno?
A avaliação pode ser entendida como um instrumento político, por se tratar de um espaço de discussões e decisões contínuas, ou seja, nossas ações estão sempre rodeadas de relações que supõem debates, opiniões, sugestões de natureza controvertida, e também um papel pedagógico por se tratar de situações referentes à educação, tratando da pratica docente, do ensino e da aprendizagem, assim trabalhando com a melhoria e com a qualidade do ensino social para todos.
Para que a avaliação não se apresente como um ato autoritário e esteja a serviço da aprendizagem do aluno, devemos optar por um caminho sempre haja diálogo construtivo para que possamos alcançar os objetivos que almejamos.
A avaliação no Brasil se desenvolveu com diferentes intenções, onde as teorias tradicionais eram levadas em conta e tinham por finalidade o ato de medir, ainda hoje podemos encontrar escolas que seguem esse tipo de avaliação. É de grande e constante preocupação de todos os que fazem parte do ensino que a avaliação seja conduzida de forma responsável e pensada para a educação do aluno.
A avaliação é um processo educativo de grande importância que tem por finalidade alcançar objetivos traçados para o desenvolvimento do aluno, onde fazem parte desse processo: governo, pedagogos, diretores, coordenadores, professores, pais, família e comunidade, a avaliação esta amparada por uma grande variedade de recursos, fontes, dados e informações, é sempre necessário buscar novas estratégias, técnicas, instrumentos e medidas onde os resultados serão analisados para o melhor rendimento no ensino.
Portanto vale lembrar que a avaliação não é só uma atividade técnica e metodológica, é a essência de pensar, planejar e replanejar, onde o educador deve obter a consciência de