ANTROPOLOGIA
Desde o surgimento da sociedade, o Ser Humano busca saber mais sobre suas origens, sua identidade e sua história, no qual estudamos essa questão até os dias atuais. É um estudo muito amplo e que contém mistérios e incertezas, pois o Homem é um ser complexo.
Nós brasileiros, como todo ser social, também buscamos pesquisar a história do nosso País e de nossa população. Sabemos que a nossa raça é formada por uma miscigenação de outras, como os Europeus, Negros e Indígenas.
Porém temos um índice de preconceito racial muito grande em nossa população, algo irônico, pois somos todos uma única mistura. Devido a este problema, foi decretada uma lei, para que nós brasileiros possamos ver e aprender o quão importante a raça Negra é para nossa formação sociocultural e a de nosso País.
“ Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.”
A Lei 10.639 tem como intenção contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade, que incluam o estudo da influência africana na cultura nacional.
Tem como objetivo também a reflexão sobre a discriminação racial, mudar a mentalidade preconceituosa e superar as desigualdades raciais. A formação dos educadores que irão passar para os alunos é o primeiro passo a ser considerado para a implementação da legislação. Para isso , precisa-se da ajuda do Ministério da Educação, para que forneça os devidos materiais didáticos para aprendizagem dos educadores, e assim passá-las para os alunos tanto de escolas públicas, quanto particulares, segundo a Lei decretada.
Portanto, devemos verificar se a Lei está sendo cumprida em todos os Estados brasileiros, para melhorar nossa formação social atual, no qual este assunto deveria ser algo comum entre nós brasileiros e não um sinal de problema ou