Relatorio 1 Daiane
Relatório 1 de Bioquímica
Material de laboratório
Aula: material de laboratório
Introdução:
Segurança: A ocorrência de acidentes em laboratório de química, infelizmente, não é tão raro como se possa supor. Com a finalidade de reduzir a frequência e a gravidade desses acidentes, torna-se absolutamente imprescindível que, durante os trabalhos realizados, se observe uma série de normas de segurança. Entre elas estão: Trabalhe sempre com o jaleco de mangas cumpridas (branco) abotoado (fechado).
Use calça cumprida (branca) e sapato fechado, nunca chinelos.
Não use roupas de tecido sintético ou outro material facilmente inflamável.
Não deixe de usar óculos de segurança nos laboratórios onde seu uso é obrigatório. Use-os quando for executar uma operação que represente riscos. Não se alimente nas salas de laboratório, procure as salas especiais.
Não use lentes de contato, elas podem ser danificadas por produtos químicos causando graves lesões.
EPI (Equipamentos de proteção individual): jaleco, luvas, óculos e mascaras.
Objetivo:
Reconhecer e identificar, esclarecendo o uso dos materiais utilizados no laboratório.
Considerando que os princípios da química originam-se do experimento, e por saber que existe certo risco de acidentes associados ao uso de laboratórios, é imprescindível conhecer a função de cada equipamento a ser utilizado e o procedimento para uso correto dos mesmos.
Materiais:
Existem vários tipos de equipamentos presentes em laboratórios de química.
Equipamentos de vidro;
Equipamentos de outros materiais;
Proveta A proveta é um instrumento preciso e, portanto, altamente recomendado para medição de líquidos. Pode ser encontrada em volumes de 25 até 1000 ml. Não pode ser aquecida.
Pipeta Graduada Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na