Coca Cola
Introdução
Essa pesquisa tem como abordagem o conhecimento do Processo, Oportunidade de Negócio e Retorno para empresas e comunidade utilizando a Logística Reversa.
Recapitulando, O que é Logística Reversa?
Definição pela Lei 12.305/10 como "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada".
Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.
DECRETO Nº 7.404, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2010.
Regulamenta a Lei no 12.305, de 2 de agosto de 2010, que institui a
Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. Processo – Coca Cola
Processo – Coca Cola
A Coca Cola não realiza processo próprio de Logística Reversa, ela investe em programas que envolvem aspectos Sociais, Ecológicos, Endomarketing e Sustentabilidade.
São divididos em dois grandes grupos
Recovery Packaging ou Recuperação de Embalagens
Recycling Packaging ou Reciclagem de Embalagens
Processo – Coca Cola - Recuperação de Embalagens
Máquina da Felicidade
A Coca-Cola Singapura buscando uma forma inovadora de aumentar as taxas de reciclagem no País lançaram a
“Máquina de Reciclagem Feliz ou Máquina da Felicidade de
Reciclagem”. Os consumidores que reciclavam suas garrafas de plástico agradavelmente eram surpreendidos com presentes como flores “frescas”, garrafas de 1,5 litro de
Coca-Cola ou Coca-Cola colecionáveis, tais como camisetas, bolsas e bonés feitos a partir de plástico reciclado das garrafas. Cada presente continha uma nota para incentivar o público a continuar a reciclagem.