Antropologia
A noção de cultura nas ciências sociais “As palavras tem uma historia e, de certa maneira também, as palavras fazem historia.”
“As palavras aparecem para responder algumas interrogações, a certos problemas que se colocam em períodos históricos determinados e em contextos sociais e políticos específicos. Nomear é ao mesmo tempo colocar o problema e de certa maneira, já resolve-lo.” “Progressivamente, “cultura” se libera de seus complementos e acaba por ser empregada só para designar a “formação”, a “educação” do espirito. Depois, em um movimento inverso ao observado anteriormente, passa se de “cultura” como ação (ação de instruir) a “cultura” como estado (estado do espirito cultivado pela instrução, estado do indivíduo “que tem cultura”).”
“cultura está então muito próxima de uma palavra que vai ter um grande sucesso (até maior que de “cultura”) no vocabulário francês do século XVIII: “civilização”.” “Os pensadores do iluminismo concebem a cultura como um caráter distintivo da espécie humana. A cultura para eles é a soma dos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade, considerada como totalidade ao longo de sua historia.”
““Cultura” evoca principalmente os progressos individuais, “civilização” os progressos coletivos.”
“Para Herder, na realidade cada povo através de sua cultura própria, tem um destino especifico a realizar, pois cada cultura exprime a sua maneira um aspecto da humanidade.”
“Herder pode ser considerado com justiça precursor do conceito relativista de “cultura”: ”Foi Herder quem nos abriu os olhos sobre as culturas” [Dumont, 1986, p. 134].”
“A ideia alemã evolui pouco no século XIX sob influencia do nacionalismo. Ela se liga cada vez mais ao conceito de nação.”
Introduzindo, o autor escreve sobre a importância do estudo da palavra, a importância da palavra para o estudo, não só o conceito cientifico, mas também analisar como essa palavra foi formada, quais são suas origens, entre outras