Recep O De Motel
Ela representa o motel perante o cliente, tendo sua aparência e comportamento constantemente observados
Para que o hóspede tenha a melhor impressão possível do motel, uma recepcionista deve estar sempre treinada e atenta a diversos pontos. É importante manter higiene impecável, as mãos sempre limpas, os dentes bem tratados, os cabelos penteados e o uniforme limpo e bem passado. As unhas devem ser bem cuidadas e curtas, sem cores fortes. Discrição para jóias, bijuterias, acessórios, perfumes e maquiagem também é a melhor receita.
É preciso ter disciplina, seguindo sempre as regras do motel. A chegada ao trabalho deve ocorrer 15 minutos antes, para fazer a transferência de turno e se informar das ocorrências do período anterior. Faltas ao trabalho ocasionam grandes transtornos, uma vez que a liberação de uma recepcionista depende da chegada da colega, que assumirá o próximo turno. Em casos de falta justificada, a profissional deve avisar com antecedência, para que seja providenciada sua substituição.
As recepcionistas precisam ter consciência de que seu tempo livre para atividades pessoais e sociais é limitado, pois no final de semana é quando o motel tem o maior fluxo de clientes e precisa contar com todo seu quadro de funcionários. Ainda mais nesse posto, que é o de maior contato com o hóspede.
Em todas as suas funções, a recepcionista deve mostrar eficiência. O bom atendimento não só faz com que os clientes voltem, mas também recomendem o estabelecimento. O atendimento é, antes de tudo, um processo de comunicação. E a forma como a recepcionista se comunica com o cliente afeta a imagem que ele passa a ter do motel.
Por isso, a recepcionista deve se expressar com clareza, cuidar do tom de voz, das palavras que escolhe, da velocidade com que fala e da relação entre o que diz e o que se pretende dizer. Também deve saber que a comunicação se dá entre duas pessoas e deve demonstrar atenção, não apenas informando ou ouvindo, mas também mostrando