Antropologia
ANTROPOLOGIA CULTURAL: Análise dos textos com o filme Encantadora de Baleias
Trabalho apresentado à disciplina Antropologia Cultural em Jornalismo, como parte integrante do DAD, no valor de 30 pontos.
Alunas: Jéssica Fonseca Lívia Santiago Manoela Bomyng Mariana Duarte Rafaella Marques
Professora: Cristina Leite
BELO HORIZONTE
SETEMBRO/ 2009
QUESTÕES
1) Na primeira parte do livro Cultura – um conceito antropológico, Laraia cita Montaigne (1533-1572) para lembrar que “na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra”. No caso do filme A encantadora de Baleias, qual é a terra “estranha”, quais são as principais características culturais dessa terra e o que podemos nela considerar “bárbaro”, do ponto de vista ocidental? Justifique a resposta (05 pontos)
O povo Maori é muito ligado as tradições, que são passadas de pais para filho. Onde os mais novos aprendem com os mais velhos. A cultura deles é cheia de simbologias, objetos e rituais, envolvendo o homem e as baleias; e a própria educação é baseada neste mitos. Neste cenário, o sexo masculino está na figura central, como o mais importante e aquele que é responsável pelas tomadas de decisões. Por isso, tudo o que vai contra os princípios está na figura de terra estranha.
Ao comparar a cultura dos maoris, com a cultura ocidental, bárbaro, pode ser considerado tudo que é diferenciado entre as culturas e por sua vez, cada povo tem a sua. Como por exemplo, o mito fundador dos maori, em que eles são descendentes de um homem que chegou em suas terras através de uma “baleia”. Para a cultura povos ocidentais, em que reina a ciência na comprovação científica dos fatos e mesmo é baseada na cultura monoteísta, em que fomos criados por ”um ser” chamado de Deus, isso vem a ser totalmente impossível.
Outro aspecto é o uso da taiaha, um objeto de guerra exclusivo dos