antropologia
Atividade 05 – Delimite, argumentando com suas próprias palavras, a natureza do diálogo que deve ser estabelecido entre Antropologia e Educação, tendo como referência as ideias de Paulo Freire.
R_ Focando na necessidade do dialogo entre antropologia e educação, há carência de ambas refletirem sobre as necessidades existentes no mundo. Há portanto interesses a ser discutidos onde só encontraram soluções se houver o dialogo entre elas,movidas pelo o que as une, o bem comum de todo um universo de tradições e costumes onde ambas tem igual importância. Tem de haver contribuição e reconhecimento para o dialogo chegar à superação, aceitando as diferenças e priorizando as qualidades.
Atividade 06 – Construa uma linha do tempo com os principais eventos apontados no texto da Unidade II que ilustram o diálogo estabelecido entre Antropologia e
Educação desde suas origens até a
Atualidade.
R_ anos 20 deste século travaram debates como base nos pensamentos de Freud e
Piaget.
30 e 40 os antropólogos tiveram grande atuação no vasto programa de reforma curricular nos EUA.
Na metade deste século abre-se uma relação de debate entre antropólogos e educação. Dialogo entre ambas se inicia com dificuldades, pois, consistia em cada uma buscar seus próprios interesses,
1970-Reside à importância do passado para o nosso presente, pois enfim parecia ser possível vencer uma certa instrumentalização da antropologia pela educação, superação de preconceitos que grassam de ambos os lados.
No nosso tempo presente, com tantas mudanças numa sociedade que se globaliza, estas questões não só se encontra resolvidas, como renascem com intensidade perante os contextos em transformação.