ENTRE SANTOS HEROIS E ANTI HEROIS ARTIGO
INTRODUÇÃO
Este trabalho de pesquisa consiste na junção de texto e imagem, com o objetivo de ilustrar um pensamento decorrido pelo excesso de informação, que habita em espaços comuns, advindos de espaços urbanos, como: pichações, cartazes, outdoors, backligths, entre outras maneiras expositivas destas imagens, provenientes das mídias culturais, que segundo Lucia Santaella, “Todas essas formações culturais coexistem num jogo complexo de sobreposições e complementariedades1”.
Para desenvolver o trabalho, foram produzidos 85 desenhos em papel vegetal A4. Que ao longo do processo de produção sofreram ações que modificaram a estrutura do papel bem como sua apresentação. As ações sofridas foram a lavagem do papel, (incisões) corte e costura e queimaduras. Alguns desenhos apresentam no “avesso” textos corridos, do início ao fim do papel, que se fundem com as imagens e formam uma textura coesa, outros foram compostos por pequenos textos, em ambos os casos manuscrito.
(Imagens – 1, 2 e 3)
Com a intenção de fundir o texto em imagens, em sobreposições / camadas. Há uma possibilidade de leitura, mas esta ação demanda tempo e paciência, e sobretudo os textos não foram manuscritos para esse fim. Os papeis foram submersos em água, e de alguns textos ficaram apenas um registro vago, quase que imperceptível, fragmentos. O interesse inicial para desenvolver as práticas de “desenhos lavados”, surgiu da visita na exposição “Enigimagens – Muhamed2”.
(Imagem 1 e 2)
Após esta visita na Exposição “Muhamed – Enigimagens” realizada em 2009 no Memorial de Curitiba, passei a utilizar a lavagem em pinturas e desenhos, como experiência, e os melhores resultados se deram em desenhos sobre papel Collor-set, pela questão formal obtida através deste suporte. Que demonstrou um baixo grau de deformação, como mostra a imagem do trabalho AQUÁRIO, realizado em 2009, Nanquim sobre Collor-set.
(Imagem 3)3
1-2 METODOLOGIA E MÉTODOS DE