direção defensiva
CONDUÇÃO SEGURA
Quanto vale a sua vida ???
Direção defensiva ou Condução defensiva é o conjunto de medidas e procedimentos utilizados pelo condutor para prevenir ou minimizar as conseqüências dos acidentes de trânsito .
Baseado na noção de que em todo acidente sempre está presente uma falha humana relacionada ou a negligência, ou imprudência, ou imperícia, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação dos fatores que possam vir a causar acidentes e mortes no transito.
Quando o motorista assume uma postura defensiva, torna possível a redução dos números de acidentes, ou pelo menos alivia suas consequências;
Direção Defensiva é uma questão de ATITUDE: é um aprendizado contínuo, que exige autocrítica, determinação, consciência e persistência do condutor.
Somente assim poderemos ampliar o nível de segurança e mudar os números desastrosos de insegurança no transito nacional. NUMEROS ASSUSTADORES
Evolução dos acidentes de trânsito 1980/2011
Entre 1980 e 2011, foram registrados perto de um milhão de óbitos nos diversos tipos de acidentes de trânsito acontecidos no país, O *SIM/MS contabilizou, nesse período, exatas 980.838 mortes em acidentes nas vias públicas. Nos anos finais da década de 90, registra-se uma inflexão na evolução da mortalidade por acidentes de trânsito que permite caracterizar três grandes períodos. Até 1997, o SIM registra fortes aumentos no número de mortes, principalmente entre 1993 e 1997. A partir do novo Código de Trânsito, promulgado em setembro de 1997, e até o ano 2000, os números caem com o rigor do novo estatuto e as campanhas que gerou. Mas, a partir do ano 2000, é possível observar novos e marcados incrementos, da ordem de 4,8% ao ano, fazendo com que os quantitativos retornassem, já em 2005, ao patamar de 1997, para continuar depois crescendo de forma contínua e sistemática.
Já em 2010, o SIM registra