direcao defensiva
2. A Direção Defensiva divide-se em duas partes que são: Direção Preventiva: É a atitude permanente do condutor que, deverá observar, prever e decidir sobre as condições do trânsito, evitando assim envolverse em acidentes. Direção Corretiva: É a atitude que o condutor deverá adotar ao se defrontar com a possibilidade de acidentes, corrigindo uma situação não prevista.
3. Ao observar as normas de trânsito, conservando o veículo com manutenção adequada e dirigindo com os cuidados e atenção necessários, o condutor está adotando uma atitude: PREVENTIVA.
4. Causas de Acidentes Imperícia: Consiste na falta de técnica para dirigir, ou pouca habilidade ao volante. Imprudência: É quando o motorista imprime velocidade excessiva, avança sinais, ultrapassa em locais e condições inadequadas e etc. Negligência: É quando o motorista mesmo sabendo que seu veículo não tem condições de uso, mesmo assim o conduz em vias públicas ou, não encontrando-se em condições (cansaço – fadiga – sono – alcoolizado – etc.), insiste em dirigir.
5. DIREÇÃO DEFENSIVA É dirigir de forma a evitar acidentes apesar das ações incorretas dos outros e das condições adversas.
6. ACIDENTE Segundo a ABNT (norma 10697), é todo evento não premeditado de que resulte dano em veículo ou na sua carga e/ou lesões em pessoas e/ou animais, em que pelo menos uma das partes está em movimento nas vias terrestres ou áreas abertas ao público.
7. Os meios de ação que são utilizados para atingir os objetivos da direção defensiva: Educação. Fiscalização. Engenharia.
8. Elementos da Direção Defensiva C CONHECIMENTO ATENÇÃO A PREVISÃO P D DECISÃO H HABILIDADE
9. Conhecimento Leis ( CTB). Normas gerais de circulação e conduta. Vias. Sinalização. Veículos. Infrações e Penalidades.
10. CONHECIMENTO
11. TRAJETOS (PERCURSOS) Ao observar a sinalização o condutor encontrará, muitas vezes, o caminho que deverá seguir.
12. CONHECIMENTO - CLASSIFICAÇÃO DAS VIAS COMBATENDO AS ADVERSIDADES