antropologia
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE DIVINÓPOLIS – FUNEDI
Curso de Serviço Social
RESUMO DE ANTROPOLOGIA
Divinópolis, 11 de setembro de 2014
TÂNIA COIMBRA
RESUMO DE ANTROPOLOGIA
Resumo apresentado à disciplina Antropologia, do curso de Serviço Social, Instituto de Ensino Superior e Pesquisa, da Fundação Educacional de Divinópolis.
Professor: João Ricardo
Divinópolis
2014
RESUMO
CAPITULO 6
CRENÇAS E COSTUMES NATIVOS SOBREA PROCRIAÇÃO E GRAVIDEZ.
Para os antropólogos é importante constatara organização social em uma sociedade dada depende das idéias, crenças e sentimentos existentes. Neste capítulo a faz uma exposição das idéias dos trobriandeses sobre o organismo humano e como eles afetam suas crenças, sua procriação e a gestação, incorporadas na tradição oral, nos costumes e nas cerimônias, exercendo profunda influencia sobre o parentesco da tribo.
OS ORGANISMOS MASCULINOS E FEMININO E O IMPULSO SEXUAL SEGUNDO A CRENÇA NATIVA.
Os nativos criaram um vocabulário relativo as partes do corpo e os órgãos internos com idéias fantásticas e estranhas.
Para eles os órgãos do sexo servem para o prazer e para a excreção. Os processos de excreção urinária não são associados ao rim, já o processo das funções sexuais dos órgão sexuais são mais complexos e sistemáticos. Para os nativos os olhos são as sedes do desejo e da luxuria, tudo se inicia com o olhar, que leva ao cérebro e espalha pelo corpo, barriga, braços, pernas até chegar nos rins, que transmite para o pênis provocando a ereção, justificando assim ser os olhos o motivo primário de toda excitação sexual, e acrescentando que “ um homem com os olhos fechados não terá ereção”.
O processo de excitação da mulher