conflitos etnico nacionalista
Identifique:
A) O que existe sobre o Nacionalismo;
B) Debate sobre o Nacionalismo;
C) Consequências duradouras do fim da guerra fria;
D) Fatos ocorridos em1989 e1990;
E) Efeitos surgidos depois do fim da União Soviética;
Atualmente existe uma ampla literatura acadêmica a da natureza e da história das nações e do nacionalismo, produzida, sobretudo desde a publicação de diversos textos inovadores na década de 1980. A partir desta data o debate desta tem sido continuo, mas na entrada do século XXI uma breve pausa pode ser útil para considerarmos as mudanças históricas que ocorreram nas últimas décadas e que o afetarão.
A principal delas é o surgimento de uma era de instabilidade internacional iniciada em 1989, cujo fim ainda não se pode prever. Este é o propósito da presente nota. Hoje é fácil avaliar as consequências duradouras do fim da Guerra Fria, como da União Soviética e da sua esfera de influência. Sendo que ambas podem ser vistas, retrospectivamente como forças politicamente estabilizadora. Desde 1989, pela primeira vez na história Europeia desde o século XVIII, deixou de existir um sistema de poder internacional.
A década de 1990 viu uma notável balcanização de grandes regiões do Velho Mundo, sobretudo por meio da desintegração da União Soviética e dos regimes comunistas nos Bálcãs, o que provocou a maior ampliação no número de Estados soberano a internacionalmente reconhecidos desde a descolonização dos impérios europeus entre o fim da Segunda Guerra Mundial e a década de 1970. A composição das Nações Unidas aumentou em 33 países desde 1988. Esse período viu também o aumento dos chamados “Estados falidos”, onde ocorreu o virtual colapso da efetividade dos governos centrais, ou uma situação endêmica de conflito armado interno notadamente na África e a região dos Estados ex-comunistas, mas também em pelo menos uma área da América Latina.
II-GLOBALIZAÇÃO E FRAGMENTAÇÃO
Identifique: