historia
01.( ) Na educação Grega: O papel da família na Antiguidade se relacionava ora com a família patriarcal, como a definiram latinos e gregos, ora como relação pais-filhos, mas sempre segundo um modelo autoritário que vê o pai quase como um deus da vida familiar.
02.( ) Na educação Grega :As crianças vivem as primeiras infâncias em família, assistidas pelas mulheres e submetidas à autoridade do pai, que pode reconhecê-las ou abandoná-las, quem escolhe seu papel social e é seu tutor legal.
03.( )Educação Romana: Além de formar heróis cavalheiros, a educação pregava o individualismo, a competição, o ideal de ser o primeiro, ser o melhor entre os melhores.
04.( )Educação Romana: Não existiam escolas, como hoje, nos tempos homéricos; a educação era recebida nos palácios ou castelos dos nobres, quando o estudante ingressava na condição de escudeiro.
05.( )Educação Espartana: Nessa época, não havia escolas, o aprendizado era feito em acampamentos militares e, em certos momentos, o educando praticava a guerra, matando escravos.
06.( )Educação Espartana: A menina era educada pela mãe, mas praticava alguns exercícios físicos, lutava e arremessava discos, manejava arco, porém com toda a preocupação de não prejudicar a beleza feminina.
07.( )Educação ateniense: O pedagogo, termo que naquele período significava aquele que conduz, continuava em evidência, era quase sempre um escravo letrado e “portador” de muito conhecimento. Os métodos de ensino se baseavam na memorização, com dura disciplina e pesados castigos físicos.
08.( ) Apesar das mudanças políticas, a pedagogia continuou na Grécia Antiga, como teoria de educação; os principais representantes foram os sofistas Sócrates, Platão, Aristóteles e Sócrates.
09.( )Alguns princípios da educação no Império Romano: Valorizavam, no ser humano: ação, à vontade e o esforço sobre a reflexão .Socialmente, as bases estavam assentadas na família, com