Anísio Spínola Teixeira e jean piaget
Com apenas 24 anos, foi nomeado inspetor geral de Ensino do Estado da Bahia.
Em 1928, estudou na Universidade de Columbia, em Nova York, onde conheceu o pedagogo John Dewey.
De volta ao Brasil, foi nomeado diretor de Instrução Pública do Rio de janeiro, onde criou entre 1931 e 1935 uma rede municipal de ensino que ia de escola primária à universidade. Demitiu-se do cargo em 1936 e regressou à Bahia – onde assumiu a pasta da Educação em 1947. Seu trabalho à frente do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos a partir de 1952, valorizando a pesquisa educacional no país, chegou a ser considerada tão significativa quanto a Semana da Arte Moderna.
Em 1964, com a instauração do governo militar, deixou o instituto – que hoje leva o seu nome – e foi lecionar em universidades americanas, de onde retornou em 1965 para continuar atuando como membro do Conselho Federal de Educação.
Spínola faleceu em março de 1971, no Rio de Janeiro. Jean Piaget Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.
SUA TEORIA:
Assimilação:
É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento,...) a um esquema ou estrutura do sujeito.
Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.