escola nova
CENTRO DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA
Disciplina: Estudos Sócio Históricos e Culturais da Educação
Professor: Marcos Lima
Equipe: 04
Alunos: Bruno Castro da Silva
Bruno Mendes
Cristiano R. de França
Rafael Fialho
Silvoneudo Oliveira
Fortaleza/2006
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA ESCOLA NOVA
1. Introdução
A Escola Nova representa o mais rigoroso movimento de renovação da educação depois da criação da escola publica burguesa.
A idéia de fundamentar o ato pedagógico na ação e na atividade da criança já vinha se formando a bastante tempo, desde a “escola alegre” de Vitorino de Feltre(1378 – 1446), mas foi somente no inicio do séc XX. que as idéias tomaram formas concretas e conseqüências importantes sobre os sistemas educacionais e a mentalidade dos professores.
As idéias e praticas da Escola Nova expandiu-se em muitas partes do mundo, era o resultado de uma renovação geral que valorizava a auto formação e as atividades espontâneas das crianças.
A escola nova tinha como idéia teórica uma educação que se propunha como investigadora de mudança social e , ao mesmo tempo, se transformasse porque a sociedade estava em mudança!
2. Origem da Escola Nova
A origem desta nova pedagogia foi na transição do final do século XIX para o inicio do século XX. Essas idéias tinham em comum o fato de terem sido, a principio, executadas em internatos situados no campo, onde a educação se misturava com a vida dos alunos. Tinha um grande incentivo à vida grupal (o que condiz com um dos princípios já citados de Lourenço Filho: aprendizagem social). Estas escolas não tinham uma metodologia sistematizada: a ligação da educação à “vida” se fazia por ensaios empíricos. Inicialmente, estas escolas foram pensadas para crianças de 10 a 16 anos, mas logo experiências com crianças menores também foram feitas.
3. Pedagogia da Escola Nova
Não é fácil a