Escola Nova
IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE
“SANTO ANDRÉ”
Roberta Oliveira De La Vega
ATIVIDADE SOBRE: A ESCOLA NOVA
Santo André
2015
UNIESP
IESA – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE
“SANTO ANDRÉ”
Roberta Oliveira De La Vega
ATIVIDADE SOBRE: A ESCOLA NOVA
Trabalho apresentado como exigência para composição de nota do 3º Bimestre no que tange à disciplina de Fundamentos Psicossociais na Educação Infantil da grade curricular do curso de Pedagogia.
Orientador: Profª. Stelamaris
Santo André
2015
A ESCOLA NOVA
Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino, que tinha como propostas o “reconhecimento dos interesses e características do pensamento infantil e necessidades próprias da infância”.
Idealizava uma escola comunitária, explorando a capacidade e a vontade individual de casa aluno. Assim, seria possível com o tempo criar pequenas comunidades e grupos de interesses comuns; trazia uma nova visão de como a criança aprende-agindo, experimentando e vivenciando.
Deveria ser feita não através da imposição da autoridade, de fora para dentro, mas de dentro para fora, procurando despertar o espírito crítico a partir da experiência e da liberdade. Procura dar condições para que o conhecimento se desenvolva através de situações reais e concretas, e que a curiosidade se amplie pela oportunidade de estar com o objeto de estudo, de observá-lo, compará-lo e utilizá-lo criativamente.
Segue abaixo alguns autores mencionados anteriormente, e sua visão sobre o Movimento Escola Nova:
Pestalozzi
Antecipou concepções do movimento da Escola Nova, afirmava que a função principal do ensino é levar as crianças a desenvolver suas habilidades naturais e inatas. "Segundo ele, o amor deflagra o processo de auto-educação". A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.
Froebel
Grande influenciador do