Trabalho Ind Pronto
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO SOBRE AS INFORMAÇÕES DA CONTABILIDADE 5
2.1.1 IMPACTO DAS ALTERAÇÕES DA LEGISLAÇÃO CONTÁBIL NA GESTÃO DE CUSTOS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. 8
3 ASPECTOS ECONÔMICOS NO CENÁRIO DA GLOBALIZAÇÃO 10
3.1 DIFERENÇAS CULTURAIS SEGUNDO BAUMAN 11
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é tão antiga quanto a humanidade. De acordo com relatos de diversos autores, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade. Existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. Os povos primitivos dedicavam-se à agricultura e a pecuária e logo foram surgindo as cidades e as atividades comerciais.
Apesar de o Brasil, não ter desenvolvido sua própria escola de contabilidade, a nossa contabilidade foi baseada no método italiano e posteriormente migrou-se para o método norte-americano, na qual persiste até os dias atuais. As sucessivas mudanças no cenário econômico, o período de altas taxas inflacionárias que perdurou até 1995 e as inúmeras mudanças na legislação tributária fizeram com que a nossa legislação contábil seja uma das mais aperfeiçoadas do mundo. Veremos neste trabalho a evolução da Contabilidade em conjunto com a sua época histórica e qual foi o impacto dessas mudanças nas rotinas escriturárias.
2 DESENVOLVIMENTO
No decorrer do tempo, a Contabilidade vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.
No séc. XVI com o movimento religioso chamado “Reforma” (surgimento de novas religiões) o dinheiro deixou de ser valioso somente como meio de troca – época da Idade Média, para ser considerado mais lucrativo através do processo capitalista de usar o “dinheiro para fazer dinheiro” tornando-se mais generalizado (SIMON, Edith. A Reforma. Rio de Janeiro, José