Grandes filosofos
Neste trabalho tem-se como foco principal a vida e os feitos de cada filósofo, perante a sociedade, que por sua fez foi afetada e mudada pelos feitos dos mesmos.
O estudo inicia-se em Sócrates o “Pai da filosofia” e tem continuação em seus discípulos Platão e Aristóteles, cada um teve um espaço fundamental perante a sociedade.
Aborda-se de uma forma coerente a visão que cada qual teve em sua época, com Martinho Lutero, teve-se a reforma protestante, fazendo uma reforma no sistema educacional, trazendo o estudo a todos os campos da sociedade.
Neste trabalho por sua vez mostra o tempo em que cada um viveu idéias e legados que foram deixados para a sociedade.
Desde os primórdios tem-se noção de um homem pensador, que busca resposta e um continuo aprendizado.
Os tempos modernos vêm com novas ideias propostas, valorizando o individuo e suas particularidades, trazendo uma linhagem atual nos métodos de ensino publica.
Por fim, mostra-se um mundo que foi explorado e continuara sendo desenvolvido de acordo com a complexidade humana.
DESENVOLVIMENTO
SÓCRATES
Biografia
Sócrates nasceu em Atenas por volta de 469 a.C. Adquiriu a cultura tradicional dos jovens atenienses, aprendendo música, ginástica e gramática. Lutou nas guerras contra Esparta (432 a.C.) e Tebas (424 a.C.). Durante o apogeu de Atenas, onde se instalou a primeira democracia da história, conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos. Em meio ao desmoronamento do império ateniense e à guerra civil interna, quando já era septuagenário, Sócrates foi acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens. Julgado e condenado à morte por envenenamento, ele se recusou a fugir ou a renegar suas convicções para salvar a vida. Ingeriu cicuta e morreu rodeado por seus amigos, em 399 a.C.
Concepção pedagógica
O pensamento do filósofo grego Sócrates (469-399 a.C.) marca uma reviravolta na história humana. Até então, a filosofia procurava