Grandes Filosofos
Ensino Fundamental II
PRIMEIROS FILOSOFOS
MANAUS – AMAZONAS
2014
GABRIEL LELO REIS LINS
PRIMEIROS FILOSOFOS
MANAUS – AMAZONAS
2014
INTRODUÇÃO
Os primeiros filósofos surgiram na região da Jônia e da Magna Grécia, por volta do século VI e V a.C.. Os primeiros filósofos foram chamados de pré-socráticos. Os principais pré-socráticos foram Tales, Anaximandro, Pitágoras, Heráclito, Parmênides, Zenão, Demócrito e Anaxágoras.
TALES DE MILETO
Segundo a tradição clássica da filosofia ocidental, o primeiro teórico a formular um pensamento mais sistemático fundado em bases racionais foi o grego Tales (cerca de 625 a.C. – 558 a.C.). Sendo o fundador dessa nova forma de pensar, ele é considerado o primeiro filósofo de que se tem notícia, inaugurando a linhagem filosófica dos pré-socráticos (filósofos que vieram antes de Sócrates). Nascido na cidade de Mileto, uma colônia grega na região da Jônia (atual Turquia), Tales foi matemático, astrônomo e negociante. Herdeiro de conhecimentos ainda mais antigos — como a matemática egípcia e a astronomia babilônica — Tales era tido em sua cidade como um sábio, mas também como um homem prático: conta-se que, utilizando suas habilidades, soube prosperar como um hábil mercador.
PARMÊNIDES
Nascido por volta do ano de 515 a.C., na cidade de Éleia, ao sul da Magna Grécia (Itália), Parmênides é considerado pelos historiadores da Filosofia como o pensador do imobilismo universal. Em seu poema, Parmênides narra o que disse ter ouvido das musas que por uma carruagem puxada por corsas, conduzem-no à luz da verdade. A verdade é, pois, o caminho do pensamento, já que o ser, o que existe é tudo aquilo que pode ser pensado. Dessa forma, o que não é, o não ser, o que não existe, não pode ser pensado nem, portanto, dito, sendo este um caminho ilusório.
A via da verdade