Métodos custeio
❖ Setores Comercial e de Serviços
O ABC – Custeio Baseado em Atividades, aprimora um sistema de Custos. Para ele uma atividade é um evento, tarefa ou unidade de trabalho com determinado propósito. O ABC , utiliza-se do custo dessas atividades como base para distribuir os custos em outros objetos de custo como produtos, serviços ou clientes.
O ABC aproveita-se a noção de direcionadores de custos para decidir quanto aos centros de custos indiretos a serem usados e o critério de alocação adequado para cada centro de custos indiretos.
O Setor Serviços vem crescendo de importância na participação no PIB e chega a corresponder a mais de 2/3 do PIB em alguns países. Do ponto de vista de consumo de energia, sua importância é relativamente pequena, com exceção do transporte que tem um tratamento especial em nossa metodologia. Grosso modo, o transporte representa cerca de 5% do Produto e 30% da energia. Do ponto de vista da apuração do produto, muitos países não consideram o produto dos transportes em separado
Estrutura Conceitual dos Sistemas Contábeis
Essa estrutura está ligada aos termos:
Objeto de Custo : qualquer coisa para a qual se deseja o uso do custo;
Custos diretos de um objeto de Custo : são os custos efetivos;
Custos Indiretos de um objeto de Custo : é um agrupamento de diferentes item , mas não pode ser englobado de maneira economicamente viável;
Centros de Custos : é o agrupamento de diferentes itens de custo.
Critério de Alocação : é um denominador para ligar um custo indireto ou um grupo de custos indiretos a um objeto de custo, sistematicamente.
Custo Por Ordem e Por Processo :
Sistema de acumulação de custos por ordem : neste sistema, os custos acumulados a uma determinada unidade ou lote de um produto ou serviço. É considerada ordem o esforço que se despende para colocar determinado produto ou serviço no mercado.
Sistema de acumulação de custos por processo : neste