Antropologia
“A idéia de Cultura como capital cognitivo está presente nas origens clássicas da cultura ocidental, fundamento para a própria noção de modernidade (esclarecimento), base da tradição evolucionista da antropologia do século XIX e ainda presente no senso comum da cultura urbana. As sociedades da tradição são, neste sentido, compreendidas espécies de somatórias de ausências ou incompletudes – sem família, sem religião, sem Estado, sem economia, sem cultura. O conhecimento tradicional expresso em construções simbólica de mitos, magias e práticas sociais, é concebido como caricatura deformada do conhecimento racional e científico.” (BONETTI e RIBARIC, 2010).
Essa ideologia hegemônica “contaminou” o pensamento social brasileiro no séc. XIX. No entanto, a partir do séc. XX, novas abordagens vão abandonar essa perspectiva eurocêntrica. Qual o nome dessas abordagens que passam a orientar o conhecimento da diversidade cultural valorizando as dimensões simbólicas e dinâmicas da cultura?
Resposta
Culturalistas Positivistas Brasilianistas Relativistas Estruturalistas
0,2 pontos
Pergunta 2 Muitas vezes a descrição do outro atende a interesses distintos. Pode ser feita para legitimar uma dominação tendo como objetivo a inferiorizar a cultura do outro. Mas também a descrição do outro, de outra cultura pode servir de parâmetro para:
Resposta
Legitimar a superioridade de uma raça; Buscar contradições em sua própria sociedade; Desenvolver estratégias de dominação; Levar a palavra de Deus aos infiéis; Melhorar uma cultura inferior;
0,2 pontos
Pergunta 3 A qual tipo de definição de cultura o texto abaixo da UNESCO (1989) se refere? “... o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem à expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade