O protocolo modbus
1. Introdução
O protocolo MODBUS é uma estrutura de mensagem desenvolvida pela Modicon em 1979, usada para estabelecer comunicação entre os dispositivos mestre-escravo / cliente-servidor. Ele é de fato um padrão, muitos protocolos de rede industriais utilizam este protocolo em seu ambiente. O protocolo ModBUS disponibiliza uma padrão de indústria através do método MODBUS para trocar mensagens.
2. Comunicação entre os dispositivos MODBUS
Os dispositivos MODBUS comunicam utilizando a técnica mestre-escravo no qual permite que somente um dispositivo (o mestre) possa iniciar as transações (chamadas de queries). Os outros dispositivos (escravos) respondem de acordo com o pedido do mestre, ou de acordo com a tarefa em questão. Um dispositivo periférico escravo (válvula, drive de rede ou outro dispositivo de medição), que processa a informação e envia o dado para o mestre.
3. Mapa do registrador MODBUS
Os dispositivos MODBUS usualmente incluem um mapa de registro MODBUS. As funções do MODBUS funcionam sobre um registrador de mapa, configuração e controle de módulo I/O. Verifique a referência no mapa de registro do seu dispositivo para obter uma melhor compreensão da operação.
4. Modo de transmissão serial para a rede MODBUS
O modo de transmissão define o conteúdo de bit da mensagem a ser
transmitida na rede e como a informação da mensagem será empacotada na mensagem e descompactada. O padrão MODBUS emprega os dois modos de transmissão:
ASCII Mode;
RTU Mode.
O modo de transmissão é usualmente selecionado com outros parâmetros de porta de comunicação serial como baud rate, paridade e etc.
4.1 Modo de transmissão ASCII
No modo de transmissão ASCII (American Standard Code for Information Interchange), cada byte de caracter em uma mensagem é enviado dois caracteres sem geração de erros.
4.2 RTU (Remote Terminal Unit)
No modo RTU (Remote Terminal Unit), cada mensagem de 8 bits contém dois caracteres