antropologia
A imagem de ser humano desde antigas civilizações até os dias de hoje, oriente pais e mestres na tarefa de educar as novas gerações.
Ao longo do tempo concepções antropológicas foram implantadas ás teorias pedagógicas, com o propósito de definir que tipo de ser humano desejou educar.
Na antropologia a práxis educativa das condições para que a atuação do mestre seja intencional e não empírica.
Mesmo existindo varias teoria antropológica destacou três enfoques: concepção existencialista (metafísica), a naturalista (científica) e histórico –social(nas vertentes existencialistas e dialéticas).
O pedagogo polonês Suchodolskifez comparação entre a concepção essêncialista e existencialista.
A essencialista busca constituir a essência humana, que de adulto quero formar.
A existencialista define a existência vivida na relação entre educando educador.
A antropologia é a ciência que estuda as teorias á respeito do ser humano.
Esta é a primeira situação a ser vivida onde temos a consciência de agir de forma que as idéias de concepção do mundo se encontram subjacentes.
A palavra antropologia é o termo que se origina do grego: Antropos= (homem) e logos= (teoria e ciência).
Teorias a respeito do ser humano
Entre elas destaca-se: Antropologia científica: Estuda o ser humano de acordo com a sua visão física a cultural. A visão física estuda a evolução humana a visão cultural estuda as diferentes culturas em diferentes aspectos, relação familiar, estruturas de poder, costumes, tradições e linguagem etc.
Antropologia Filosófica
È o conceito que o ser humano faz de si próprio, de suas habilidades e ações que o orientam a responder a seguinte questão: O que é o ser humano? _ A Concepção Essencialista
Na Grécia antiga, os filósofos teorizavam sobre a educação com um tema decorrente de o próprio filosofar e não co um projeto teórico específico, era voltado para a formação de o homem público defender com argumentos suas idéias e