Desemprego no Brasil
Para as pesquisas realizadas entre 1983 e 2002, o IBGE considerava população em idade ativa (PIA), aqueles maiores de quinze anos de idade. De acordo com a nova metodologia do instituto, fazem parte da população em idade ativa os maiores de 10 anos de idade. Na definição de população empregada ou ocupada, o instituto considerava o limite mínimo de 15 horas por semana para o trabalho não-remunerado, enquanto a nova pesquisa inclui aqueles que trabalharam pelo menos uma hora na semana.
População em Idade Ativa = Pessoas Economicamente Ativas + Pessoas Não-economicamente Ativas
Pessoas Não-economicamente Ativas
As pessoas não-economicamente ativas são aquelas que não podem ser classificadas nem como empregadas nem como desempregadas.
Pessoas Economicamente Ativas = Pessoas Empregadas + Pessoas Desempregadas
Pessoas Empregadas
Pessoas que exerceram trabalho, remunerado ou sem remuneração, durante pelo menos uma hora completa na semana da pesquisa, ou que tinham trabalho remunerado do qual estavam temporariamente afastadas nessa semana.
Pessoas Desempregadas
Pessoas sem trabalho na semana da pesquisa, mas que estavam disponíveis para assumir um trabalho nessa semana e que tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos últimos 30 dias, sem terem tido qualquer trabalho ou após terem saído do último trabalho que tiveram nesse período.
"% Desemprego" = "Pessoas Desempregadas" / "Pessoas Economicamente Ativas"
No entanto essa metodologia é considerada incorreta e parcial por alguns economistas por subestimar o desemprego real no Brasil. A mudança dos parâmetros do IBGE em 2002 tem suscitado duvidas se esses dados não estão sendo maquiados. Considerar trabalhadores não remunerados como