Antropologia
Curso: Serviço Social
Disciplina: Antropologia e cultura brasileira
Professora: Veridiana Lustosa
Atividade Unidade II
01 - Se forma a partir das condições históricas e culturais em que vivem, condições que não escolheram, pois ao nascer tudo já estava pronto, então se deparam com um grupo familiar e social, com uma língua usada por todos e com um conjunto de regras, hábitos e tradições utilizadas. É muito utilizado na Antropologia, seu conceito interligado a outros, como grupo social e cultura.
Referimos-nos à:
a)
b)
c)
d)
Cultura
Raça
Identidade
Estrutura
02 - A Antropologia busca conhecer:
a) “o incessante movimento de diálogo entre os símbolos que fazem parte da cultura dos diferentes sujeitos” (KEMP, 2003, p. 66).
b) A sociedade e a cultura delimitam a nossa vida.
c) A natureza e seus fenômeno em seus aspectos mais gerais.
d)A composição, estrutura, propriedades da matéria, as mudanças sofridas por ela durante as reações químicas e sua relação com a energia. 03 - Faz parte da forma de categorizar as identidades culturais na nossa sociedade. São esses os fatores que fundamentam a identidade que cada sujeito se atribui e a que os outros reconhecem nas pessoas.
a)
b)
c)
d)
A exclusão social
Descriminação social
Inclusão social
A rotulação social
04 – Qual o intuito, do discurso da Antropologia?
a) Tem o intuito de levá-lo a perceber que as desigualdades sociais são históricas e que a naturalização da pobreza passa por uma falta de postura crítica quanto à vida desses pobres, dos seus direitos como cidadão brasileiro.
b) Tem o intuito de estudar os problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem.
c) Tem o intuito o estudo do comportamento e dos processos mentais
(experiências subjetivas inferidas através do comportamento).
d) Tem como intuito o sistema ou conjunto de normas jurídicas