antropologia
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
EVANI DOS SANTOS SILVA
JUCICLÉIA CARDOSO DOS SANTOS
MARGARETE MACHADO
MOEMA AMADO
ZILENA cristina
POBREZA: UMA REFLEXÃO ÉTICA
Lauro de Freitas
2014
EVANI DOS SANTOS SILVA
JUCICLÉIA CARDOSO DOS SANTOS
MARGARETE MACHADO
MOEMA AMADO
ZILENA cristina
POBREZA: UMA REFLEXÃO ÉTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Ética como requisito de avaliação parcial do 1º bimestre, sob a orientação da Profª: Rosania Santiago.
Lauro de Freitas
2013
SUMARIO
1. Tema
Pobreza.
2. Delimitação ou objeto de estudo
Pobreza: uma reflexão ética.
3. Problema
Como se caracteriza a pobreza, é uma discussão de respeito ou de desrespeito, ou uma gravíssima crise de ética?
4. Hipótese
A pobreza, caracteriza-se pela reunião de fatores sócio- econômicos e políticos distintos, apresenta-se como uma das mais perversas-históricas-faces da desigualdade social desde origem da humanidade, que reclama, a identificação de suas causas, a descoberta de alternativas criativas com objetivo de conseguir vencê-la. Qualquer que seja a trajetória escolhida, tendo conhecimento que, tanto no Brasil como em todo o mundo, esse desafio passa pela equação de possibilitar a realização da inclusão social.
A exclusão social não resulta apenas da limitação de renda, ainda que, sem haver distribuição da renda de forma mais igualitária, de forma que todo cidadão possa ter acesso a bens privados e a serviços públicos essenciais, será impensável que a pobreza seja superada, e ainda mais distante pensar o desenvolvimento social humano. Táticas de combate à pobreza cujo objetivo esteja centrado em sua definição apenas com base em aspectos econômicos não irão gerar resultados satisfatórios.
Há de se entender que a situação de vulnerabilidade social vivida pela maioria é, antes de tudo, uma questão de violação de direitos humanos, a começar pelo mais básicos deles:
O