TRANSITO
Este trabalho tem como tema Educação Urbana e busca analisar os projetos desenvolvidos na Escola Municipal Senador Paulo Guerra. A instituição localiza-se no município do Cabo de Santo gostinho na Rua Antonio Marinho Vanderlei, que contempla esta temática.
O projeto Educação Fiscal, foi promovido pela Secretaria da Fazenda e pela Secretaria da Educação do município.
Este tema é de suma importância para ampliarmos as discussões e termos a consciência de que o patrimônio público é de responsabilidade de todos. Visto que as crianças estão cada vez mas críticas, por fazerem parte de um mundo que está em constante transformação. Portanto, a Educação Fiscal é relevante para a vida social da criança tendo inicio no ambiente familiar e escolar, conscientizando-as sobre a importância do dinheiro no ambiente domestico e o pagamento dos impostos, cobrando aos dirigentes se o dinheiro arrecadado está sendo gasto de forma eficiente e transparente, sabendo que os impostos arrecadados pela prefeitura são voltados em construções de praças, escolas e melhorias para o bairro.
Sabendo que a Educação Urbana pode ser desenvolvida no âmbito escolar como a valorização dos espaços urbanos e patrimônios públicos, a escola formadora de cidadão é o melhor ambiente para se falar com a criança e o jovem sobre a cidade e como torná-la mais humana. Para formação de pessoas que respeite o direito coletivo e que trate dos direitos e deveres de um cidadão é que a educação urbana vem conscientizar os educando a serem participante da sociedade para maior valorização.As atividades extra classe é um meio de proporcionar a interação entre a criança e o meio urbano.
De acordo com o professor Pedro Lessa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A educação urbana deve contribuir para preparar cada um para o exercício de convivência. Deve mostrar a necessidade do indivíduo se deslocar para o ótica do coletivo; deve sensibilizar a todos sobre a interferência das construções privadas e