antropologia
A Sociedade e o Estado.
O ser humano desde em que nasce e durante toda a sua existência, faz parte de instituições ou sociedades, tanto de forma familiar, como profissional ou por objetivos espirituais.Elas tem por finalidade assegurar o seu desenvolvimento.
A sociedade de natureza familiar é que o alimenta, protege e educa. A sociedade de natureza espiritual, religiosa, a escola são uma das instituições que ele há de ingressa, quando adulto passará a fazer parte de organizações criadas por ele mesmo ou morais. O conjunto desses grupos sociais forma a Sociedade. Mas o termo sociedade no sentido geral variam, podendo abranger os grupos sociais de uma cidade, de um país ou de todos os países, formando a sociedade humana.
Cientificamente nem todos os grupos humanos formam a sociedade. Na acepção científica o termo sociedade é “uma coletividade de indivíduos reunidos para alcançar uma finalidade comum. Portanto, uma multidão , uma platéia de teatro, etc., não são sociedades, ainda tendo um objetivo comum, no entanto ela não tem organização nem são permanentes.
Portanto é correto afirmar que sociedade é a união moral de seres racionais e livres, organizados de maneira estável e eficaz para realizar um fim comum e conhecido de todos.
O Estado é uma sociedade, pois se constitui por um grupo de indivíduos unidos e organizados para realizar um objetivo comum. E se denomina sociedade política, pois tendo sua organização determinada por normas de Direito Positivo, é constituída por gorvernantes que tem uma finalidade própria , o bem público.
Noção de Estado.
Estado, é uma sociedade natural no sentido de que decorre naturalmente, do fato de os homens viverem necessariamente e aspirarem realizar o bem geral , o bem público, por isso a sociedade é organizada em Estado.
Na história de todas as sociedades. Os homens sentiam desejo, vago e indeterminado, de um bem em que