Antropologia
A ESTRATÉGIA DAS REDES EMPRESARIAIS E ALIANÇAS DA
MICROSOFT
CABRAL, Claudio de Oliveira1
1
Mestrado em Economia e Gestão Empresarial - Universidade Cândido Mendes, UCAM, Prof. da ESGT - UCB
RESUMO
As redes empresariais e alianças estratégicas têm sido assunto que suscita interesse no meio acadêmico e a Microsoft particularmente possui uma vasta rede empresarial que merece ser estudada. O objetivo central deste trabalho é apresentar indicadores estratégicos que expliquem como a Microsoft permanece hegemônica no mercado de sistemas operacionais, através de suas redes empresariais e alianças estratégicas.
O referencial teórico escolhido foi formado pelos assuntos concernentes ao objeto de estudo, a saber: estratégia, competitividade, redes empresariais, alianças estratégicas e empresas transnacionais. A metodologia adotada foi a qualitativa, desenvolvida no foco de estudo de caso, através de entrevistas com os diversos sujeitos da pesquisa: a própria Microsoft, distribuidores, revendas, profissionais certificados e os principais fabricantes com alianças estratégicas com a
Microsoft. A escolha do tema se deve ao fato de o pesquisador conhecer na prática a estrutura e relacionamentos da Microsoft e trabalhar em uma revenda credenciada.
Os principais resultados indicam que a Microsoft possui uma excelente estratégia de gestão de sua rede empresarial e alianças estratégicas, capaz de alinhar seus objetivos com os demais membros de sua rede. Uma eficaz administração de contratos, boa aceitação dos produtos no mercado e confiança dos parceiros, proporciona bons resultados ao longo de toda rede empresarial, capaz de prover uma competitividade sustentável.
Palavras-chave: redes empresariais, estratégia, alianças de negócios, Microsoft, revendas, distribuidores, profissionais certificados.
1. INTRODUÇÃO
Notadamente a Microsoft é uma das maiores empresas do mundo e lidera o