Monitoramento da Hidrólise do Amido e Identificação de Açúcares Redutores
Data de realização da aula prática: 30/07/2014
Data de entrega do relatório: 06/08/2014
1. INTRODUÇÃO Carboidratos são moléculas compostas, em geral, por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio, tendo, geralmente, uma fórmula semelhante a fórmula empírica (CH2O)n, sendo considerados, portanto, “hidratos de carbono”. No entanto, alguns carboidratos especiais podem conter outros átomos, como nitrogênio, enxofre e fósforo. Os carboidratos são também denominados açúcares ou sacarídeos (do grego, sakcharon, açúcar) devido ao sabor adocicado que uma grande parte dos compostos dessa classe possui. Podem, ainda, ser denominados glicídios.
Os carboidratos se encontram presentes em todos os organismos vivos, sendo então, as moléculas mais abundantes na Terra. Anualmente, os organismos fotossintéticos convertem mais de cem bilhões de toneladas de CO2 e H2O em celulose e outros produtos vegetais, muitos deles carboidratos.
A grande maioria dos carboidratos tem seu nome terminado com o sufixo –ose, como nos casos da glicose (açúcar que é a mais comum fonte de energia para os processos metabólicos), da frutose (açúcar encontrado em diversas frutas e no mel), da celulose (polissacarídeo encontrado nas paredes celulares de células vegetais e de alguns outros microrganismos) e de muitos outros açúcares.
Os açúcares podem exercer diversas funções nos organismos, tais quais:
Fonte primária de energia: a quebra de suas moléculas gera energia para os processos metabólicos, como por exemplo, a respiração celular;
Armazenamento de energia: polímeros de açúcares podem ser quebrados em unidades menores e assim serem consumidos, caso haja deficiência de nutrientes;
Constituição de outras moléculas importantes, como DNA e RNA;
Elementos estruturais constituintes de paredes celulares de bactérias e organismos vegetais (celulose);
Associados à outras classes de