Antropologia
ESTUDO DIRIGIDO
VALOR: 5,0 pontos
VALOR DE CADA QUESTÃO: 0,5
1) A antropologia é o ramo das ciências sociais que percebe, verifica, analisa e interpreta a produção cultural de certa sociedade. Nesse sentido, cultura pode ser entendida como a unidade de fatores tais quais a língua, os costumes, os símbolos, etc... que formam uma identidade social no tempo e no espaço. Assim, são constituídas as etnias. A análise dos elementos constitutivos das etnias e manifestações da cultura chama-se etnografia. Aquele que estuda os objetos e utiliza dos métodos da antropologia é o antropólogo e seu trabalho realiza-se em três movimentos que lhes são bastante peculiares, a saber: olhar, ouvir e escrever. Através do olhar o antropólogo percebe os traços e elementos gerais que formam a cultura de um povo. Ao ouvir o antropólogo recebe as informações básicas de como a sociedade estudada vivencia a sua tradição, sua identidade. Na escrita o antropólogo avalia e interpreta metodologicamente os dados anteriormente recolhidas. Realiza-se assim a essência do ofício do antropólogo.
2) A antropologia, ao abranger a compreensão da cultura, traz ao operador do direito uma possibilidade de entendimento mais aprofundado sobre o funcionamento dos símbolos de uma tradição. Assim, pode ele perceber as diferenças e usá-las não como limitadoras, mas, como agregadoras do seu trabalho forense a partir de uma atitude não etnocêntrica de respeito à diferença cultural na perspectiva das estruturas jurídicas de uma sociedade diversa da sua de origem.
3) A ideia de capital vem da formação marxista de Pierre Bourdieu. Tem como fundamento a estrutura social na forma de estabelecimento de conduta individual. Assim, ao desfocar a preponderância marxista dos fatores derivados do capital econômico, estende essa noção a outras formas de riquezas verificadas na sociedade e cria assim a ideia de três outros tipos de capital: o cultural, o social