Antropologia
DATA DA ELABORAÇÃO: 20 de Outubro de 2013
Título do texto resenhado: Antropologia
Autoras: Marina de Andrade Marconi e Zélia Maria Neves Pesotto
Fonte: MARCONI, Mariana de Andrade; PESOTTO, Zélia Maria Neves. Antropologia. In: Antropologia: Uma Introdução. 6. Ed. Atlas: São Paulo, 2007. Cap. 1, p 1 a 20.
RESUMO DO TEXTO “ANTROPOLOGIA” DE “MARINA DE ANDRADE MARCONI” E “ ZÉLIA MARIA NEVES PESOTTO”
Inicialmente as autoras lembram que o termo Antropologia, significa estudo do homem e trata-se de uma ciência humana que possui como objeto de estudo o próprio homem, e que busca conhecê-lo cientificamente em sua totalidade, tanto no aspecto humano, quanto social e natural. Em relação a Antropologia, as autoras afirmam ainda que, relaciona-se com as ciências biológicas que visam o ser físico, e culturais, que visam o ser cultural.
1.1- Conceitos de Antropologia
Segundo Hoebel & Frost (1981, p. 3, apud, Marconi & Andrade, 2007, p. 1) a Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura. Como tal, é uma ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as rates e no empenho do antropólogo em sentir e comunicar o modo de vier total de povos específicos, é também uma disciplina humanística.
A Antropologia, segundo Marconi & Andrade (2007, p. 1) possui três dimensões, a saber – biológica/Antropologia Física, sociocultural/Antropologia social e cultural e filosófica/Antropologia filosófica. Esta ultima, por buscar trazer respostas ao questionamento sobre o que é o homem?
A Antropologia de acordo com Marconi & Andrade (2007, p. 2) possui um campo de diverso. Contudo, é uma ciência polarizada, que emprega o conhecimento de outras áreas do saber, mas mantém seu objeto de estudo conservado, sendo este o homem e a cultura.
Marconi & Andrade (2007, p. 2) afirmam que apenas a pouco mais de cem anos a Antropologia passou a ser aceita como ciência, haja vista que, antes era vista apenas como a