Psicologia da Personalidade
O objetivo da Psicologia da Personalidade é estabelecer meios que possam conhecer uma pessoa.
-> CONCEPÇÃO NOMOTÉTICA x CONCEPÇÃO IDIOGRÁFICA:
Para os autores da concepção nomotética, a Psicologia da Personalidade deve se preocupar com a individualidade de casa pessoa, buscando considerar todas as leis que regem para todos os indivíduos.
Já para a concepção idiográfica, a Psicologia da Personalidade deve se preocupar com cada indivíduo em específico, buscando a sua característica em específico.
-> PESSOA x PERSONALIDADE:
O termo "pessoa" caracteriza o indivíduo humano, concreto e existencial. Já a personalidade, é uma construção científica, com a finalidade de definir no nível da teoria científica, a maneira de ser e funcionar como ser humano.
-> HISTÓRIA PESSOAL:
Para constituir a história pessoal devemos considerar: os dados biopsicológicos da pessoa, meio em que a pessoa vive, e suas características pessoais.
-> TEMPERAMENTO, CARÁTER E PERSONALIDADE.
-> MEYNERT x CHARCOT
Meynert dizia que a histeria nada mais servia pra causar comoção, pena, e sobretudo, fugir das responsabilidades, ele concluiu que a histeria era encenação, um fingimento. Já Chacot dizia que a histeria, era considerada uma doença mental, fruto de algum trauma psicológico.
-> CONCEPÇÃO FREUDIANA SOBRE O HOMEM:
O homem para Freud, consiste em um sistema de energia, que flui e se essa energia for bloqueada, nos canais normais da expressão, ela encontrará outro caminho de menor resistência.
-> PSICANÁLISE REPRESENTA UMA TEORIA PSICODINÂMICA DA PERSONALIDADE:
-> CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA PSICANÁLISE:
A característica principal da psicanálise é tratar da fala, e unicamente da fala, "as doenças da alma", excluindo da sua técnica, qualquer outra forma de intervenção. A psicanálise é e sempre será uma transferência a Freud.
-> PSICANÁLISE x OUTRAS PSICOTERAPIAS:
É exclusivamente ao sistema