Psicologia Da Personalidade
A PSICOLOGIA
DA PERSONALIDADE
PERSONALIDADE: UM CONCEITO
CONTROVERTIDO
C
A Pstologb nóo laz o voloroçto ~ persordidode enqtnnlo boa ou mó.
e abusa” da palavra personalidade, que exerce grande fascí nio os leigos. é usada de diferentes maneiras: ora para ornosobre a maioria dos Ela ternas em Psicologia, o senso comum “usa designar habilidades sociais (a capacidade de tomar decisões rá pidas, por exemplo), ora para se referir à impressão marcante que alguém causa a partir de uma característica considerada co mo central (a timidez, a inteligência etc.). E todos nós já ouvi mos o termo, empregado para anunciar a presença de alguém
“importante” ou ilustre.
Nos dois primeiros casos, parte-se de um comportamento observável, infere-se um conjunto de características e verificase uma tendência à valoração da personalidade enquanto boa ou má.
A Psicologia, enquanto abordagem científica deste tema, evita o juízo de valor, isto é, não faz a valoração da personalida de enquanto boa ou má. O processo de inferência supor pro cessos ou características psicológicas não observáveis, a partir de comportamento observável quando ocorre, é rigoroso e fundamentado num método científico. E nenhuma teoria parte de um único comportamento observável para fazer um perfil ou diagnóstico da personalidade.
De modo geral, personalidade refere-se ao modo relati vamente constante e peculiar de perceber, pensar, sentir e agir do indivíduo. A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar-se e, inclusive, os aspectos físicos do indivíduo. A de finição de personalidade engloba também o modo como todos esses aspectos se integram, se organizam, conferindo peculiari dade e singularidade ao indivíduo.
—
—,
o c o
o
>.
o o o ec e
a
Compreender a personalidade humana é compreender o ser na Sua totalidade. Na Psicologia da Personalidade, a unidade de análise é o
Indivíduo total, e não o processo de pei~ãõdraprendtza