Psicologia da Personalidade
Instituto de Psicologia – IP
Departamento de Psicologia Clínica – PCL
Psicologia da Personalidade 1 – Turma A
Aluna:
Matrícula:
Estudo Dirigido II – Psicologia da Personalidade
Questão 01: Pessoas são mutáveis. De acordo com contexto sócio-cultural e econômico, as identidades das pessoas variam a partir das necessidades interpessoais e de relacionamentos. Somos autores e personagens de nossas próprias histórias, e nos inter-relacionamos uns com os outros a partir dos conceitos que temos de nós mesmos e dos conceitos que a sociedade faz de nós.
Podemos ser uma unidade de contrários, múltiplos e mutáveis. A personalidade ou identidade de uma pessoa é algo intangível e imensurável.
Questão 02:
A diferenciação faz com que sejamos vistos como ''únicos'' ou ''especiais''. Tudo começa quando nos é dado um nome, um código social que serve para nos fazer exclusivos, para dar uma identidade ao indivíduo. O sobrenome nos faz pertencer à uma família, e dentro desse círculo, somos mais uma vez vistos como diferentes, mesmo pertencendo àquela mesma linhagem. Depois, classificam-nos de acordo com gênero, classe social, interesses, etc. A sociedade criou esse sistema para otimizar as relações interpessoais e facilitar a identificação do indivíduo através de códigos (regras, conduta, leis, religião, etc.) afim de representá-lo melhor perante o outro (daí vem o conceito de diferenciação).
Questão 03:
''Ser posto'' é quando o papel social do indivíduo está atrelado a uma condição imaterial ou não, que o caracterizará perante a sociedade. Por exemplo, um filho será constituido verdadeiramente a partir das relações em que está envolto concretamente, que confirmarão sua situação. É uma identidade pressuposta, originária de rituais sociais reatualizados e o acompanhará durante toda a sua vida. ''A posição de mim'' me identifica, discriminando-me como dotado de certos atributos que me dão uma identidade