Antropologia
CURSO DE ANTROPOLOGIA JÚRIDICA
ANTROPOLOGIA DA CIDADE DE SOROCABA
FADITU/ 2014
FACULDADE DE DIREITO DE ITU - FADITU
ANTROPOLOGIA DA CIDADE DE SOROCABA
FABIANA DE SOUZA OLIVEIRA
ITU, 19 DE MARÇO DE 2014
FADITU
ANTROPOLOGIA DA CIDADE DE SOROCABA
Orientador(a): Prof. Washington
Itu/2014
Fabiana de Souza Oliveira
1. INTRODUÇÃO.
2. HISTÓRICO INICIAL.
3. OCUPAÇÃO E POVOAÇÃO DO TERRITÓRIO.
4. ECONOMIA.
5. SAÚDE.
6. RELIGIÃO PREDOMINANTE.
7. CULTURA, TURISMO E LAZER.
8. COMPOSIÇÃO ÉTNICA.
9. LEGISLAÇÃO.
10. LOCALIZAÇÃO.
1. INTRODUÇÃO
Sorocaba chega aos 360 anos de vida na condição de quarto município mais populoso do interior paulista, com 530 mil pessoas distribuídas por um território de 456 km². É também o quarto mercado consumidor do Estado fora da Região Metropolitana da Capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em U$ 2,4 mil para a população urbana (522 mil pessoas) e U$ 917 para a rural (7,2 mil pessoas).
Em 1661, Baltazar Fernandes, para conseguir que a população por ele fundada fosse elevado a vila, precisou relacionar 30 moradias. A relação só se completou com a inclusão da sede da fazenda de Pascoal Moreira Cabral, no Itapeva, em Votorantim. No atual centro da cidade, só se encontrava uma pequena aldeia indígena e alguns portugueses, ao redor da Capela Nossa Senhora da Ponte, hoje Igreja de Santa Ana, do Mosteiro de São Bento.
Com mais de 150 mil domicílios, quase 200 mil veículos e mais de 21 mil empresas, das quais 2,1 mil da área industrial, 6,9 mil de prestação de serviços, 12 mil dedicadas ao comércio e 42 a criação de animais, compõe com a Capital e Campinas um triângulo para dar impulso ao desenvolvimento de Sorocaba.