antropologia
Centro Universitário Claretiano
CURITIBA
2014
01 - O que motivava as crianças inicialmente (motivação intrínseca ou extrínseca)? No fim da História, o que motivava as crianças? Que efeito teve a motivação extrínseca sobre intrínseca?
Reconhece-se que a motivos internos e pessoais voltados para o prazer legitimo da prática do esporte ou da atividade física chamando de motivação intrínseca. No fim da historia por causa das compensações externas são reconhecidas como motivação extrínsecas. O efeito da motivação extrínseca sobre a intrínseca foi o que o homem queria que eles não brincassem mais na frente da sua casa, ele os motivou e ao final falando que não tinha mais dinheiro os desmotivou, fazendo com que as crianças fossem embora. Elas não se misturam, pois são fatores distintos e provocados por origem diferentes, mas não podem ser consideradas de modo isolado porque na prática há uma interferência.
02 - Observe os gráficos a seguir:
Pergunta-se: respectivamente, com quais teorias da ativação os gráficos anteriores podem ser relacionados? Especifique os princípios dessas teorias, dando destaque à interação entre ativação e rendimento esporte.
Teoria do U invertido
Segundo esta teoria, há um ponto ótimo de ativação, no qual se pode atingir o melhor desempenho. As pessoas que estão em níveis de ativação menores, têm seu desempenho comprometido, pois seu estado de alerta não as preparou para agir e reagir. À medida que a ativação aumenta, há um aumento progressivo no desempenho uma vez que a ativação continua a aumentar para além do estado de alta excitação, há uma queda progressiva no desempenho. Assim, pela teoria do U invertido o desempenho e a ativação têm uma relação linear positiva até o ponto ótimo, a partir do qual se estabelece uma relação invertida, na qual mais ativação implica em menor rendimento. Uma variação da