Antropologia
O livro Cultura um conceito Antropológico, foi dividido em duas partes, nas quais falam sobre o desenvolvimento e as formas em que ocorre a influência dessa cultura no meio social e na adversidade.
Cultura é um termo muito rico e bastante complexo. No livro utiliza-se de questões geográficas e biológicas para determinar o conceito de cultura. As características geográficas ou biológicas, raciais ou étnicas seriam as responsáveis pelas diferenças culturais entre os diversos povos. Existem diferenças culturais significativas em relação a povos estabelecidos em condições geográficas similares. Um exemplo de determinismo biológico é que ela ocorre em função da genética que cada povo possui. A cultura não é por causa da genética, e sim de acordo com a educação recebida, a genética é hereditária (dos descendentes).
O determinismo geográfico é quando o clima se torna o fator determinante para o povo se desenvolver. É como o povo que vive em clima frio passasse para o clima quente, eles não teriam condições de sobrevivência quanto ao que estavam acostumados.
O determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber e outros demostraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Como também pode existir uma grande diversidade cultural em um mesmo ambiente físico.
A endoculturação seria o processo de diferenciação entre os povos.
No desenvolvimento do conceito de cultura, Laraia demostra como foi surgindo o conceito de cultura. Tylor, além de definir cultura ele também aponta que cultura pode ser objeto de estudo sistemático. Fenômeno natural.
Ao falarmos de altos processos do sentimento e da ação humana percebe-se que o mundo não esta preparado para aceitar o estudo geral da vida humana como um ramo de ciência natural, mas para muitos educadores a historia da humanidade é