Fichamento sociologia
WEBER, Max. Ensaios de Sociologia, VIII Burocracia.
‘’A França desenvolveu seu pensamento social sob influência da filosofia positivista. Como potência emergente nos séculos XVIII foi, como a Inglaterra, a sede do desenvolvimento industrial e da sedimentação do pensamento burguês’’ (p.70)
Na Alemanha, entretanto, a realidade é distinta. O pensamento burguês se organiza tardiamente e quando o faz, já no século XIX, é sob influência de outras correntes filosóficas e da sistematização de outras ciências humanas, como a história e a antropologia. (p.70)
Mas foi Max Weber o grande sistematizador da sociologia na Alemanha (p.70)
O contraste entre o positivismo e o idealismo se expressa, entre outros elementos, nas maneiras diferentes como cada ma dessas correntes encara a história. (p.71)
Uma das diferenças existentes entre o positivismo e o idealismo é a importância que o segundo dá à história. (p.71)
‘’Weber conseguiu desenvolver a perspectiva histórica e sociológica’’ (p.71)
‘’Ao definir o que é espécie social, Durkheim, em uma nota de pé de página em seu livro As regras do método sociológico, alerta para que não se confunda uma espécie social com as fases históricas pelas quais ela passa’’ (p.71)
‘’Segundo Weber, cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos interesses racionais e da emotividade’’ (p.72)
‘’Para a sociologia positivista, a ordem social submete os indivíduos como força exterior a eles. Para Weber, ao contrário, não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação’’ (p.72)
‘’A tarefa do cientista é descobrir os possíveis sentidos das ações humanas presentes na realidade social que lhe interesse estudar’’ (p.73)
‘’Na análise da sociedade. O cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura, sua tradição, sendo impossível,